12 de fev. de 2007

Aula 1 - 07 / 02 / 2007 – Introdução à Fundamentos Científ. da Comunicação.

*Nesta primeira aula do primeiro semestre, o professor André Azevedo nos passou um curioso assunto ( muito doido), sobre as teorias do físico Fritjof Capra, em seu livro O Ponto de mutação. Ele nos explicou que nessas teorias, Capra tende a nos alertar, que o Planeta por si só, nada mais é, do que um composto, formado por pequenas partes elementares, os átomos.
Sendo assim, tudo o que neste universo existe, inclusive os seres humanos, pode ser entendido como uma máquina biológica composta por átomos. Nos dando ainda, a idéia de que nós, somos um único corpo, mas que, por meios errados de ensinamento, em geral agimos como seres individuais e estupidamente egoístas.
E pelas minhas pesquisas sobre o Capra, ele nos aconcelha, que nos tornemos uma sociedade mais Holística, uma sociedade mais conjunta, onde todos os problemas sejam de todos, fazendo do Planeta Terra, um único planeta e respectivamente, um único corpo!!!

*Ainda nessa aula, foi citado também, um dos mitos, como a Hipótese de Gaia, que tenta dizer ao Mundo que há um mecanismo de auto-regulação da composição da atmosfera terrestre. Ou seja, o mundo se adapta a nós seres-vivos.
Pelo menos foi isso que eu entendi.

Aqui vai um conceito mitológico sobre a Deusa Gaia:
“Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas cultura Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo.”

*E por último assunto passado pelo professor André Azevedo, foi uma breve explicação sobre como é montado muito dos principais roteiros de filmes americanos, seguindo um método bastante eficaz de como contar (ou escrever) uma história, imposto por Joseph Campbell, e nominado por ele mesmo de, “Ajornada do Herói Mitológico”, dividindo a história em doze passos, dos quais eu vou citar agora:
Passo 1 – Mundo Comum; Passo 2 - Chamado a aventura; Passo 3 - Recusa do chamado; Passo 4 - Encontro com o Mentor; Passo 5 - Travessia do primeiro limiar;
Passo 6 - Testes, aliados e inimigos; Passo 7 - Aproximação da caverna oculta;
Passo 8 - Provação suprema; Passo 9 – Recompensa; Passo 10 – Caminho de volta;
Passo 11 – Ressurreição; Passo 12 – Retorno com elixir.

Aqui vai o atalho de alguns textos que eu pesquisei para entender mais dos assuntos discutidos:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Ponto_de_Mutação (O O Ponto de Mutação é um tratado científico em que o físico Fritjof Capra com uma aguda crítica ao pensamento cartesiano na biologia, na medicina, na psicologia e na economia, explica...)

- http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/Capra.html (Este "movimento muito maior" de que nos fala Fritjof Capra já era algo que estava no ar desde o início do século... )

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipótese_de_Gaia (Aqui, temos assuntos mais científicos sobre o que a Hipótese de Gaia fala, pesquisado pelo Dr. James Lovelock, um químico inglês especialista em questões atmosféricas)

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_(mitologia) (Neste canal, se fala da história mitológica da Deusa Gaia, uma total “viagem”.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu resumo da aula ficou ótimo:completo e com bastante informações.

Beijos
t+

Mônica.Salmazo disse...

A primeira aula foi bem legal e interessante mesmo, eu adorei, e ainda mais com esse professor doido. Adorei as fontes de pesquisa, eu também costumo procurar por lá.
Beijão e parabéns pelo blog, está muito legal.